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3 MOMENTOS DE COMPRA NA INTERNET- DICAS PARA CONVERTER MAIS CLIENTES E FÃS

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É essencial entender como o seu cliente procura aquilo que você vende na internet.

Quando você cria um anúncio, ou seja, comunica algo que está vendendo, a mensagem em texto que você escreveu tem que causar um impacto que faça seu cliente ter a curiosidade de clicar em seu anúncio.

E então o caminho que você vai usar para seu público navegar, as páginas, os textos, as imagens e vídeos que você vai usar são muito importantes para ajudar ele a chegar até a decisão de compra e convertê-lo em cliente e fã.

 

Vamos abordar nesse artigo três passos para realizar a compra, eles são:

  • Não sabe que precisa do seu produto ou serviço
  • Sabe que precisa
  • Está decidido a comprar

 

Precisamos tomar muito cuidado e desenvolver a comunicação para converter esse cliente que pode passar por todos, ou pelo estágio que for necessário de compra, mas que no final compre com você.

Vamos nos atentar a alguns pontos principais, porém sabemos que é preciso muito estudo, ou auxilio de profissionais ou agências de marketing digital e publicidade, para entender bem como criar as comunicações efetivas para o seu público em determinados pontos e momentos de compra. 

 

 

Não sabe que precisa do seu produto ou serviço 

Nessa etapa você pode focar nos resultados que seu produto ou serviço traz, melhor que isso, mensure esses resultados como impactos que o mesmo traz para seu cliente.

Use uma forma de dizer a ele os benefícios que trazem para ele, ou o porque ele merece e precisa do seu serviço ou produto.

Por exemplo:

Se você vende colchões, precisa conscientizar aqueles que não estão procurando colchões para comprar um colchão por causa dos seus benefícios a saúde. Você pode chamar a atenção de seu cliente falando sobre problemas que ele pode ter por não dormir bem, produza sempre um bom conteúdo, nesse caso crie um artigo, ou compartilhe uma matéria com informações que deem embasamento àquilo que você está afirmando, porém é importante lembrar que o conteúdo produzido por você ou sua empresa vale muito mais, além do seu impacto para os buscadores como Google, ele traz autoridade para sua marca ou empresa.

Toda essa informação você precisa tê-la em seu site ou página da sua empresa, sua página precisa ser exclusiva e atender dando uma ótima experiência de navegação ao seu cliente. Veja mais sobre dicas para o site da sua empresa ou negócio: Clique Aqui

Depois que conseguir chamar a atenção do seu cliente com um problema que ele possa ter, é importante que mostre a ele a opção para o problema que você apontou, nesse caso você apresenta seu produto ou solução já de encaixe ao problema que seu cliente tem.

Porém o que você está mostrando para o seu cliente pode ser novo e por ainda não ter fixada em sua mente que precisa do seu produto ou serviço o seu cliente não comprará naquele momento, mas é ai que vem a segunda etapa.

Sabe que precisa – converter para cliente

Quando seu possível cliente estiver nesse estágio você deve usar uma comunicação diferente, para convertê-lo em cliente você precisa mostrar todo o conhecimento sobre o assunto, conscientizá-lo que precisa do serviço ou produto em questão, mostrar pra ele quantos benefícios ele vai ter ou como vai mudar a experiência dele no dia a dia. 

Posts no seu blog referente ao assunto são uma ótima opção, mostre que você tem todas as informações e claro o mais importante, que é o produto ou serviço que ele precisa e você ou sua empresa faz toda a diferença na tomada de decisão dele.

Ajude ele a ter certeza que você é a pessoa certa para ele comprar, uma excelente opção é colocar depoimentos positivos, de clientes que já compraram esse produto ou serviço, seu possível cliente pode estar com dúvida, isso ajudará ele a tomar a decisão.

O cliente vai perceber o valor intangível que você agrega a ele e o negócio dele quando você term a preocupação de ajudá-lo antes de fechar a venda. Assim você converte o cliente em fã.

 

 

Está decidido a comprar – converter o cliente em fã

Não deixe que essa etapa seja menos importante que qualquer outra, pois ao ter decidido comprar ele foi convertido como cliente e tem que encontrar o formato de compra mais simples possível, se você vende pelo site, não podem existir muitas etapas para que o cliente conclua a compra, se precisar entender melhor sobre como ter um bom site para converter bons clientes clique aqui.

Veja mais dicas de e-mail marketing: Clique Aqui

Muitas telas podem dificultar a finalização da compra, muitos clientes hoje desistem de comprar na internet por encontrarem essa dificuldade.

Outra dica é deixar depoimentos de clientes que compraram e não tiveram problemas com a compra, ainda existe muito receio ao usar o cartão para comprar na internet, ou quanto a entrega dos produtos, entre outros receios e quanto mais confiança você mostrar, seu cliente terá mais tranquilidade e certeza que pode comprar no seu site.

Entenda que a venda concluída é o início de um novo ciclo que se chama pós-venda.

 

Pós Venda

Na pós-venda você tem a oportunidade de acompanhar seu cliente e saber da satisfação dele com seu produto ou serviço. Oferecer outros produtos que tenham relação com o que ele comprou, por exemplo, usando o e-mail que ele deixou cadastrado é uma boa opção, mas lembre-se de não ser inconveniente, saiba dosar a quantidade de publicidade que manda para o seu cliente depois de realizar a primeira venda, mescle essa comunicação com informações sobre o serviço ou produto que ele comprou. Converta seu cliente em fã da sua empresa ou marca.

Mande também para ele conteúdos relevantes sobre o universo dele, conteúdos de valor, veja os 8 P´s do Marketing Digital: Clique Aqui 

Use um canal de feedback, receba as críticas, por mais que sejam ruins, elas serão uma excelente oportunidade de melhorar processos e atendimento aos próximos clientes. Além de mostrar ao atual cliente que você se importa e está motivado a sempre buscar atender melhor, em muitos casos o cliente que recebe esse feedback da empresa, mesmo que seja por ter um problema, volta a comprar.

 

É preciso entender o lado do cliente, criar conteúdos conforme cada momento que ele se encontra, em direção a compra. Existem ainda muitas estratégias para conseguir conversar com seus clientes de forma eficiente, nós da Piffer Digital podemos ajudá-lo, entre em contato ou  acesse:

 

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