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Sua estratégia engloba o formato horizontal, ou seja o formato de comunidade, para vender?

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A força do marketing digital é inevitável, estamos todos conectados em meios e canais de informações digitais, sejam por computadores, tablets, smartphones, internet das coisas, entre outros dispositivos e tecnologias. 
Muitas táticas, estratégias e hackers são apresentados e usados atualmente para: gerar novos leads , encantar e engajar clientes, chamar a atenção, vender novos produtos, fazer lançamentos, aumentar o valor da marca percebida por seu público etc.
Existem muitas formas de trabalhar o marketing digital, que deve sempre estar baseado em um objetivo, o maior erro que atualmente uma empresa pode cometer é investir recursos financeiros em estratégias de marketing digital sem ter um objetivo claro, bem definido e que faça sentido com a missão e valores da empresa.
Mas o grande “pulo do gato” atualmente é a estratégia que além de gerar negócios ou vendas, gera valor para marca e empresa.
A importância de gerar valor para marca pode estar um degrau acima da importância de gerar uma ou algumas vendas, e é nessa hora, que precisamos entender como o nosso publico usa a internet e os canais digitais, no qual você vai investir.
A expressão “horizontal” está cada dia mais sendo usada e aprimorada, ela vem da ideia de usar recursos e estratégias de marketing digital para mobilizar seu público de forma a se tornarem fãs e seguidores da marca.
A chamada forma “vertical” de aplicar o marketing digital é onde você aplica recursos e esforços para gerar resultados rápidos, ou seja: Novos leads, novas vendas e fechamento de novos negócios. 
O formato vertical parece muito interessante, pois nele você tem resultados e lucros, ou seja, basicamente o que todas empresas e organizações esperam, porém a realidade não é exatamente essa.
Grandes empresas e organizações com alto valor de budget podem gerar essas vendas diariamente através de seus canais e estratégias de marketing digital, porém em sua maioria, as mesmas investem grande parte desse budget, em construção de valor da marca. E o que isso significa? Significa que além da venda, existe a construção do relacionamento com o cliente e público. 
Você é mais influenciado por propagandas ou opiniões e depoimentos?
Por exemplo: Grandes marcas usam artistas e figuras públicas, para além das informações e qualidades de seus produtos, passarem valores e depoimentos.
Mas usar essas figuras e artistas, requer um investimento altíssimo e é por isso que a estratégia horizontal traz em sua essência, a ideia de comunidade, pois uma comunidade pode exercer grande influência em seus membros.
Pense nas últimas 10 compras que você fez, entre produtos e serviços, quantas delas foram por indicação de um amigo ou uma pessoa que você confiou na opinião dela, por ter usado ou testado o produto ou serviço? 
Fazemos muitas compras por impulso ou por necessidade, principalmente itens de baixo custo, mas quando pensamos em compras de produtos ou serviços com alto custo de investimento, a compra não é feita tão automática assim. 
Analisamos diversos fatores e mesmo sem perceber, nos influenciamos por pessoas conhecidas ou não, que já compraram o produto ou serviço e analisamos seu nível de satisfação. Por isso existem sites de reclamações, existem depoimentos em sites, existem vídeos no YouTube, com pessoas dando depoimento de produtos e serviços comprados etc. 
Muitas empresas tem se empenhado em conversar com seu público e dedicado esforços para confirmar a realização satisfatória do mesmo, pois um cliente satisfeito pode gerar várias outras vendas.
E é nessa hora que o investimento em só gerar novas vendas pode ser uma furada, pois quando o cliente compra, é que se inicia uma grande relação de valor, muitas empresas só se preocupam em fechar a venda do produto ou serviço e esquecem de continuar vendendo valor para o seu cliente. 
Olhar para sua estratégia pensando no formato horizontal, vai lhe ajudar a ter resultados mais consistentes e duradouros, não existe satisfação maior para uma empresa ou uma marca, que a indicação, ela é o termômetro de que seu produto, serviço ou empresa, são de qualidade e valem a pena. 
Se você gera muitas vendas por indicação, pode ter certeza que está no caminho certo, mas é necessário pensar no formato de vendas vertical, através do marketing digital ou não, pois usando as duas estratégias você terá volume e qualidade. 

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